O número de furtos a residências tem aumentado a cada dia. É só andar pela cidade para perceber que as residências e apartamentos estão cada vez mais focados em segurança com grades, câmeras de vigilância, alarmes, entre outros. Tudo isso para garantir um pouco de tranquilidade. Mesmo assim, nem todo esse aparato é suficiente para conter os bandidos, que estão cada vez mais ousados. Por isso, listamos algumas dicas simples, porém eficazes para aumentar a segurança do seu lar. Evite conversa e limpeza com o portão aberto: Caso precise conversar, entre e tranque o portão, daí sim estará seguro. Também evite limpar a calçada estando só e em horários de pouco movimento. Sistema de segurança: Invista em um sistema de segurança com os vizinhos. Faça um pacote com alarmes, cerca elétrica e iluminação. A vantagem é q eu os equipamentos sairão mais baratos. Outra dica simples e sem custo é conhecer e manter contatos com os seus vizinhos, bem como uma combinação de códigos de alerta, pois isto poderá dificultar as ações de bandidos. Divisa com terreno baldio e possíveis construções: Se sua casa faz divisa com um terreno baldio ou com construções é bom ficar atento. Coloque sistemas de segurança que dificultem a vida do criminoso. Cuidado ao chegar em casa: Tome muito cuidado com algumas atitudes. Não entre em casa se desconfiou de alguma coisa. Dê a volta e ligue para alguém de casa para saber se está tudo em ordem.
Campainha/Interfone: Sempre que possível, mantenha a campainha desligada ao se ausentar por um período longo de tempo da sua casa. Esta pequena ação deixará dúvida para os criminosos em relação a presença ou não de pessoas dentro da residência. Descarte de documentos: Não jogue no lixo qualquer tipo de documento que contenha informações de identificação (cartões, contas e correspondências no geral), pois os bandidos podem utilizar das informações ou até mesmo falsificar.Os bandidos também se valem de informações recolhidas através do lixo das residências para monitorar seus hábitos e ter informações sobre sua vida. Outro ponto a se preocupar é que alguns documentos com informações pessoais podem ser utilizados para falsificação de documentos e prática de fraude em seu nome.
Nunca reaja: caso seja assaltado, tenha em mente que o objetivo principal é que a ação criminosa termine o mais rápido possível.
Autor: GMI
Fonte: Revista GMI